terça-feira, 25 de março de 2014

Boneface e os Novos Ídolos

"Hero Eater"
Depois do meu último post fiquei a pensar que devia ter mencionado o excelente art-work à volta do álbum "...Like Clockwork" dos Queens of the Stone Age. O material é muito bom e já me tinha chamado a atenção, mas não sabia nada sobre o artista. Fiz umas pesquisas com o objectivo de editar o post, mas o que encontrei merecia o seu próprio tempo de antena.



Não é que um tipo lá do Reino Unido, conhecido como Boneface, anda a fazer umas coisas engraçadas? É sim. Alguns já deram ao seu estilo o nome de action-gore, se bem que esse título me parece um pouco redutor. Parece-me a evolução natural da Pop Art e as suas influências da banda desenhada. Um Andy Warhol que foi modelado por outras influências. O artista, com certeza, não gostaria muito desta comparação, já que todos gostam de reconhecimento próprio. Mas digo isto pela forma como funde vários estilos de Comic com as cores berrantes da Pop Art e os ídolos e temas da sua geração, ligeiramente Geek, mas não o suficiente para se limitar a esse nicho. se bem que vivemos em tempos pós glória do Hip-hop, a que eu baptizei de "geek uprise", mas em relação a esse assunto, eu talvez tenha coragem de desenvolver noutro post menos sério. 

"Enemy"
Revejo-me nas influências de Boneface: X-men, Batman, Ironman, Tartarugas Ninja, GTA, Assassins Creed, e outros tantos heróis e vilões da televisão, videojogos e cinema xunga dos nossos tempos, em situações de declínio e que espelham o lixo da sociedade actual, sendo a banalização da violência o mais presente. O que parece certo é que Boneface não tem medo de chocar e só tende a crescer. Começou a divulgar o seu trabalho em 2009 e já colaborou várias vezes com marcas de roupa, campanhas de publicidade, cinema e videojogos. O próprio artista considera que o maior projecto que teve até agora foi o trabalho junto dos QOTSA, a primeira vez que os seus desenhos viraram animados.

Para resumir este autor e o seu trabalho, nada melhor que as suas próprias palavras: "Aquilo que me faz a pessoa certa para este trabalho é provavelmente a que me faz a pessoa errada para qualquer outro", e sobre a sua arte diz, "Imaginem o que aconteceria se misturassem um tubo da TGRI com uma gota dos Oozes do Ivan e um pouco da poção do Judge Doom, e derramassem a mistura em alguém. Bem, imaginem isso e ponham-lhe uma máscara." Com muitas referências ao universo das Tartarugas Ninja com uma pitadinha do de Roger Rabbit. Postei aqui umas favoritas, mas não há como ir à fonteConcluo com a esperança de que o Boneface continue a receber lavagens cerebrais de lixo televisivo, que no caso dele resulta bem.


A bisnaga mata-me

Sem comentários:

Enviar um comentário