terça-feira, 1 de outubro de 2013

TOP10 de solos de guitarra

D.R.
Entre guitarradas icónicas e outras que só soam bem nalgumas cabeças, estes são os meus 10. Quem me dera conhecer todos os solos do mundo e ter mestria para os catalogar por nível de qualidade. Esta escolha não se trata de nada disso. É uma selecção baseada simplesmente nos meus gostos, mas acreditem que não é assim tão fácil, muita coisa bonita ficou de fora, já que 10 é um número bastante limitado, tendo em conta este universo. A outra dificuldade é colocá-los por ordem decrescente. Vou só mostrar os solos, sempre que o Youtube me permitir, quando não permitir digo o minuto em que o solo começa, no entanto, os solos fazem muito mais sentido inseridos no seu contexto musical, por isso, se vos interessar, explorem. Bem... sem mais desculpas, vamos a isso. Se os meus milhares de leitores não acharem justa esta lista comentem por aqui e pelo Facebook, à vontade, e deixem as vossas sugestões.


DEZ. Electric Ligth Orchestra - Mr. Blue Sky
Foi a minha devoção pelo Doctor Who que me apresentou esta banda e descobri que são quase tão acarinhados pelos britânicos como os Beatles. Não sou grande seguidor do seu trabalho mas esta música é especial. O nome não é aleatório, esta música deixa mesmo o céu mais azul para quem a está a ouvir. Energia positiva aqui! Solo aos 1:00.



NOVE. Queens Of The Stone Age - Skin On Skin
Podia fazer um TOP50, ou mais, só com solos destes senhores, mas para as ambições desta lista seria injusto inundar com QOTSA. Sigo esta banda desde que ouvi o "No One Knows" e nunca me deixaram mal, este foi um dos momentos em que a música me entrou por baixo da pele e empurrou os pelinhos para cima. Solo aos 1:25.


OITO. Jimmy Hendrix - All Along The Watch Tower
O Jimmy não podia deixar de fazer parte desta lista, já que o considero um dos melhores guitarristas do mundo. Embora goste de todo o seu trabalho, esta versão do tema de Bob Dylan toca-me particularmente. Já estou a imaginar os eruditos da música a irem aos fagotes com a posição na lista, mas eu não vos devo justificações!!! EHEH!


SETE. Pink Floyd - Shine On You Crazy Diamond
Também não podia deixar de ser. Roger Waters, Richard Wright e David Gilmour criaram esta obra prima, que não podia isolar num solo apenas, já que toda a música é uma combinação de nove peças, e cada segundo é um momento virtuoso. 


SEIS. Queen - Bohemian Rahpsody
Ora! Quem já não trauteou o solo desta obra prima? Para mim é impossível não ser contagiado pela energia que esta guitarrada transmite. É um marco icónico da música internacional, não só o solo mas como toda a composição. Solo aos 1:30


CINCO. Michael Jackson - Beat It
Esta foi das minhas primeiras experiências de Rock. Tinha a cassete VHS do "History" com os vídeos todos, e adorava rebobinar e ouvir este momento vezes sem conta. Ficou entranhado e nunca saiu. É um ícone do Rock, produzido por Quincy Jones, solo composto por Eddie Van Halen e, aqui, interpretado por Orianthi Panagaris, a guitarrista australiana que acompanhou o MJ na sua última tour, "This Is It!".


QUATRO. Queens Of The Stone Age - Little Sister
Não queria repetir artistas, mas não resisti e nem estaria a ser fiel ás minhas convicções. Josh Homme põe-me sempre a abanar o capacete e este é aquele momento que não cansa. É um single do álbum "Lullabies to Paralyze", mas não corresponde ao mito de que o single é sempre a música mais fraquinha do álbum.


TRÊS. Lynyrd Skynyrd - Free Bird
Não conhecia estes senhores para além de "Sweet home Alabama", até ter visto o filme "Devil's Rejects", de Rob Zombie, a partir daí soube que este era um dos melhores solos de sempre.


DOIS. Red Hot Chili Peppers - Scar Tissue
Chega a vez da banda que abriu o mundo do rock para os meus ouvidos. O que vou dizer é muito difícil de avaliar, porque mesmo os meus gostos são flutuantes, mas "Scar Tissue" é uma constante e é, provavelmente, o meu tema preferido de sempre! A maneira como John Frusciante e o Flea se complementam entre guitarra e solo é sempre arrepiante, não importa quantas vezes ouça esta música. E só por isso, vou mostrar uma série de solos ao vivo, que são sempre pérolas únicas.


UNO! Red Hot Chili Peppers - Dani California
Não há momento musical que mexa mais comigo do que o solo deste tema. John Frusciante é eximio, e este resultado final é, com certeza, influenciado pelo facto de este ser o meu guitarrista nº1. Esta banda quase terminou e sofreu perdas para a heroína. Frusciante foi um dos mais afectados (ou o que mais se afectou), mas renasceu, qual Fénix, para se tornar o mestre da guitarra. Cada solo que toca ao vivo é único e essa é a magia de ver Red Hot em concerto.



Estiveram para entrar na lista outros tantos, como o solo da recente "Instant Crush" dos Daft Punk, "Keep The Devil Down", de North Mississipi All Stars, "Taste It", de Jake Bugg e "Touch From Your Lust" de Ben Harper. Entre estas há muitos solos que me dão arrepios, mas acho que a lista corresponde em ás minha convicções. Para vos mostrar todos tinha que fazer, pelo menos, um TOP50, e para isso ninguém tem paciência para me aturar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário