quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Um Arrepio pelo MOTELx Acima

ARGHHH!!! Hoje estou a arrepiar-me de medo. É resultado da expectativa para a abertura do MOTELx, o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. Começam hoje mais cinco dias de terror, dura até domingo e a principal concentração de eventos é no Cinema São Jorge, na Avenida da Liberdade, em Lisboa. É a sétima edição deste festival e conta com a presença de Tobe Hooper, Realizador de “Texas Chainsaw Massacre”, e Hideo Nakata, do “The Ring”. Os dois grandes nomes vão dar masterclasses onde vão falar das suas carreiras.

O MOTELx clama como principal objectivo estimular a produção de filmes de terror portugueses, mostrar as melhores obras de terror produzidas internacionalmente nos últimos anos e contribuir para a formação dos públicos mais jovens e para a contextualização da produção recente, através da programação de retrospectivas seleccionadas. Prova disso é o concurso de curtas portuguesas Prémio Yorn MOTELx, onde vão estar em competição as curtas Bílis Negra”, de Nuno Sá Pessoa, “O Coveiro”, de André Gil Mata, “Desespero”, de Rui Pilão, “Hair”, de João Seiça, “A Herdade dos Defuntos”, de Patrick Mendes, “Longe do Éden”, de Carlos Amaral, “O Monstro”, de Alex Barone, “Nico - A Revolta”, de Paulo Araújo, e “Sara”, de Miguel Ângelo.

Em destaque está a curta “Dédalo”, uma iniciativa inédita, em parceria com a produtora audiovisual Take it Easy, funciona como spot publicitário para o festival, serviu de base para a identidade gráfica do mesmo e vai fazer parte integrante da programação oficial do MOTELx. O spot envolve uma nave, uma tripulante sobrevivente e um monstro, inspirado em “Alien”. Desmultiplica-se em várias versões que serão apresentadas antes das sessões do festival, na TV e em outros suportes. O realizador, Jerónimo Rocha, diz que queria abordar o tema do terror no espaço e voltar á caracterização e ao modelos em látex. O ano passado já tinha feito um spot para o festival que mostrava um gigantesco golem, composto pelos edifícios de Lisboa, a arrasar a cidade. Para os fãs das curtas, vão ser emitidos todos os filmes deste género presentes no festival, em sessões que têm o preço de um euro e meio, na secção “Curtas ao Almoço”, ás 13:15, durante todos os dias do festival.

A secção “Culto dos Mestres Vivos” vai apresentar as obras de Tobe Hooper “Eaten Alive”, “Eggshells” e os três “Texas Chainsaw Massacre”, e vai integrar a masterclass deste dinossauro do terror. “Retrospectivas” é a sessão que vai explorar o trabalho de Hideo Nakata, que para além da sua masterclass, vamos poder ver “The Ring”, “Black Water” e “Chaos”. Para além destes eventos, vão haver workshops de stop-motion e caracterização e sessões de jogos de terror. Há uma secção inteiramente dedicada a Ray Harryhausen, realizador que morreu em Maio deste ano, e que é responsável por obras que vamos poder ver, como “Jason and the Argonauts”, “20 Million Miles to Earth”, “Mighty Joe Young” e “One Million Years B.C.”. A secção chama-se “Lobo Mau” e vai ter lugar no Palácio da Foz, onde está sediada a Cinemateca Júnior.



Da secção de cinema internacional “Serviço de Quarto”, quero destacar alguns filmes que não vou poder deixar de ver. È já hoje, ás 21:30, que decorre a sessão de abertura, com a transmissão da curta “Dédalo” na integra, seguida de “Open Grave”, um filme italiano do espanhol Gonzalo López-Gallego. Sexta-feira á meia-noite temos sessão dupla com o muito esperado “The Conjuring” e ainda “V/H/S/2”. No sábado ás 21:45 não se pode deixar escapar “The Lords of Salem”, uma obra mais pessoal do mestre Rob Zombie, depois de ter dado o seu especial contributo à saga “Halloween”. Ainda quero destacar “Maniac”, em que Elijah Wood faz de um comerciante que suprime instintos homicidas, e o vampiresco “Byzantium”, de Neil Jordan. Há ainda que destacar as secções “Doc Terror”, com três documentários sobre o género, e “Quarto Perdido” que recupera duas obras portuguesas mais antigas, “A promessa” e “O Crime da Aldeia Velha”, tudo numa sétima edição do MOTELx a não perder, que promete meter medo ao susto. AHUUUUUUUUUUUUUUUUHHHH!!

Não consigo mostrar-vos o spot desta edição aqui. Vejam no Facebook do B/R ou no youtube. Fica aqui o spot geral do evento.


Sem comentários:

Enviar um comentário