Não
é propriamente novidade, mas não quero deixar de dar a conhecer aos
leitores deste blog os trabalhos de um artista que admiro. A sensação
que tenho é que Damon Albarn acorda, escova os dentes e faz uma
música, come o pequeno almoço, arrota e sai música, sai à rua,
cospe para o chão e sai música. Parece que descrevo um tipo mal
educado, mas não se trata de uma descrição da pessoa mas sim uma
figuração fantasiada por mim de como este senhor parece ter sempre
criatividade para mais uma.
O
seu percurso começou com as bandas Circus,
Real Lives e The
Aftermath, mas foi a dar voz
aos Blur que o seu nome saltou para as bocas do mundo. Gorillaz era
onde queria chegar, uma banda que se formou em 1998, com os membros
2D, Murdoc Niccals, Noodles e Russel Hobbs. São quatro personagens
animadas, cujo cérebro é Damon Albarn. Os quatro desenhos animados
lançaram o álbum “Gorillaz”, em 2001, e causaram impacto com o
single “Clint Eastwood”. Em 2005 voltaram com “Demon Days” e
entraram para o Guiness como a banda virtual com mais sucesso de
sempre. Jamie Hewlett é o criativo de todo o mundo desenhado,
a música fica para Damon Albarn, que apesar de
ser o único permanente, conta com a colaboração de inúmeros
músicos, com influências dos mais variados estilos musicais.
Desde 2001 que podemos
acompanhar as aventuras destes quatro amigos pelos vídeos e pelo
website oficial. É em 2010 que chegam os dois álbuns de que vos vou
falar mais detalhadamente. “Plastic Beach” pode ser considerado
um álbum conceptual, conta a estória de como os nossos heróis,
depois de algumas desventuras no desfecho de “Demon Days”, se
reencontram na paradisíaca ilha de plástico, encontrada por Murdoc,
e onde este escolheu gravar o novo álbum.
Albarn
disse "Vou fazer deste album o maior e mais pop que alguma vez
já fiz em vários sentidos, mas, com toda a minha experiência, vou
tentar apresentar algo com profundidade”. Cumprindo a sua promessa,
o àlbum contou com as colaborações de Snoop Dogg, Lou Reed, MosDef, Bobby Womack, Gruff Rhys, Mark E. Smith, Mick Jones, Paul
Simonon, Kano, Bashy, De La Soul, Little Dragon, Hypnotic BrassEnsemble, sinfonia ViVA e a Lebanese National Orchestra.
O
primeiro single, “Stylo”, com Bobby Womack e Mos Def, foi lançado
a 26 de Janeiro de 2010. 2D e Murdoc seguem num carro com uma
Noodle-cyborg, que construiram depois da pequena baterista ter
desaparecido, como mostra o vídeo de “El Mañana”, ainda no
final de “Demon Days”. 2D foi raptado a
mando de Murdoc para gravar o álbum. Os três são perseguidos por
Bruce Willies e por Boogieman, a quem Murdoc tinha encomendado o
rapto de 2D. O carro mergulha de um penhasco para o Pacífico e
começa a fuga para a praia de plástico. Já na ilha, em “MelancholyHill” o trio é descoberto e atacado por boogieman e pelos
japoneses que querem matar Noodle. Entretanto a verdadeira Noodle,
que se pensava morta, já está a caminho da ilha. O navio onde segue
é atacado. No single “Rhinestone Eyes” acabada de ser salva por
Russel, que ao saber o que estava a acontecer decidiu ir a nado para
a ilha. Com as águas do pacífico Russel incha e fica gigante. O
grandalhão flutua até á ilha com Noodle “a bordo” e põem fim
à guerra. A banda está de novo junta após a “Escape to the
Plastic Beach”, que è exactamente o nome da tour que levou os
gorillaz pelo mundo fora a apresentar o álbum. De acrodo com Murdoc,
Damon Albarn e os seus músicos são uns impostores que estão a
roubar o sucesso dos quatro desenhos, que são os verdadeiros autores
das músicas.
È durante a “Escape to the Plastic Beach Tour” pelos Estados Unidos que Albarn (diga-se 2D) grava o álbum “The Fall”, inspirado pelas cidades por onde passa e armado apenas com o seu iPad e as aplicações Speak It! Text to Speech, SoundyThingie, Mugician, Sylo Synthesiser Pro, FunkBox, Drum Machine, AmpliTube, XENON Groove Synthesizer, KORG iELECTRIBE e Mellotronics M3000, entre outros. As críticas dispersaram. Enquanto uns elogiam o álbum pela sua versatilidade, outros dizem que não passa de um esboço. Pessoalmente, temas como "Shytown" e "The Parish of Space Dust" agradaram-me bastante, mas eu já estou habituado a ouvir dizer que gosto de músicas que mais ninguém gosta. Quando se trata de companhia musical lembro-me de um sample utilizado num tema mais antigo destes quatro amigos "Hello!... Is anyone there?".
Depois de "The Fall" a banda começa um hiato que ainda dura. Deixam quatro álbuns que Murdoc faz o favor de atribuir a cada membro da banda. O álbum “Gorillaz” è um espelho das possessões de Russel e dos seus beats. A estrela de Demon days é Noodle, o albúm é gravado nos Kong Studios, onde há uma porta para o inferno, enquanto Noodle viaja na sua ilha voadora “El Mañana” justificando as melodias melancólicas e contemplativas. È a vez de Murdoc pôr a sua alma na música de Gorillaz em “Plastic Beach”, transpondo a sua malícia e o seu gosto pela vida de ócio para o os sons pop deste álbum. “The Fall” é 2D a brincar sozinho, com o seu iPad, a viajar pelos Estados Unidos, influenciado pela paisagem das várias cidades. Até a um possivel regresso, ficamos com G-sides, D-sides, singles como “Do Ya Thing" e “Doncamatic” e a mais recente compilação “Gorillaz – The Singles Collection”.
OH....... não fiques triste... Eu continuo a gostar de ti à mesma!!!
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