segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Música do Dia - José González/How Low

Uma rubrica que, para além de me obrigar a uma publicação diária, reflecte algo que já é normal no meu dia a dia. Ou porque é a música que me está na cabeça quando acordo, ou porque é a primeira música que realmente me faz acordar quando já estou a trabalhar, ou aquela cuja letra vou a reflectir no caminho para o trabalho, ou simplesmente a que me fez, por vezes com uma simples nota, levantar os pelinhos dos braços, uma reacção física à emoção que me fascina e cuja explicação lógica ignoro.



Montado num mustangue com uma pelagem acetinada e de um tom profundo de chocolate, a chuva cai forte e as nuvens negras no horizonte são constantemente rasgadas pela fulminante luz dos relâmpagos enquanto atravesso, a galope, a ponte que transpõe a fronteira entre o faroeste e o México. A banda sonora torna o ambiente de Red Dead Redemption quase real quando a aquela afinação de guitarra tão distinta da sonoridade de José Gonzaléz começa a soar. "Far Away" é o tema que se faz ouvir nesse ponto de viragem da história deste grande jogo da Rock Star, que apresenta, para mim, das melhor imagem da história dos videojogos.

A música teve tal impacto que fui tentar descobrir mais acerca deste sueco com um nome que tem tanto de nórdico quanto eu tenho de milionário, fruto das suas origens argentinas. O uso de uma afinação muito característica torna as suas melodias mais graves e introspectivas, que assentam que nem uma luva em letras com uma mensagem de revolta tão hábil e subtil quanto este tema que agora vos faço chegar.

How low are you willing to go
Before you reach all your selfish goals
Punch line after punch line
Leaving us sore, leaving us sore

Absorbed in your ill hustling
Feeding a monster, just feeding a monster
Invasion after invasion
This means war, this means war

Someday you'll be up to your knees
In the shit you see
All the gullible that you mislead
Won't be up or it

Where to, will you relocate
Now that it's war, now that it's war 

Sem comentários:

Enviar um comentário