terça-feira, 13 de agosto de 2013

Bom Turismo Rural é no Sorilhal

Em Parada de Bouro, no concelho de Vieira do Minho, depois de procurar com muita atenção, podemos encontrar a Quinta do Sorilhal. Embora a dona do espaço diga o contrário, a casa não é muito fácil de encontrar. A D. Fernanda, proprietária desta pitoresca casa de turismo rural, não estava na casa, deu-nos indicações pelo telefone e, quando percebeu que estávamos muito perto, insistiu que era impossível não ver a placa que dizia "Sorilhal".
 


Na verdade já tínhamos passado pela placa algumas vezes e a dita, que deveria ser impossível não ver, era uma pequena caixa de madeira, com a palavra "Sorilhal" pintada a branco, escondida no meio das árvores, que por sua vez escondiam uma imponente casa senhorial do século XVII e um jardim com uma variedade de plantas e flores quase incontável.
A forma como fomos deixados tão á vontade como na nossa própria casa foi a primeira boa surpresa. Porta aberta, quarto preparado, chá e bolo quentes na recepção e a indicação de um restaurante que, apesar do ambiente pouco atractivo, se revelou um restaurante onde se come "á grande e á portuguesa", o que quer dizer boa qualidade, quantidade e atendimento.
Foi só no dia seguinte que pudemos ter o prazer de explorar a casa e conhecer os proprietários. A D. Fernanda acolheu-nos como uma mãe, estivemos um bom bocado á conversa até que ela nos deixou ir tomar o pequeno-almoço e prepararmo-nos para sair, enquanto ela nos preparava um piquenique feito apenas com produtos locais. O marido da D. Fernanda também foi muito prestável, sempre com muita simpatia desenho-nos um croqui muito detalhado com os locais mais espetaculares para visitar na serra do Gerês.
Partimos dois dias depois com a vontade de voltar o mais brevemente possível, e enquanto não volto vou aconselhando esta casa a quem quiser ter umas férias para descansar e aproveitar tudo o que a serra do Gerês tem de bom. Já há algum tempo que tenho andado com um sentimento de dívida por ainda não ter escrito nada na internet sobre esta casa rural que me marcou, principalmente depois de ter lido vários comentários negativos e acusações muito graves sobre o local. As denúncias iam desde "manchas de sangue nos lençóis", a "casa de banho cheia de humidade" passando por outras tão más ou piores. Confiei nas boas críticas e fui lá. Pela minha experiência, as denúncias estão bem longe daquilo que é a realidade. A mesma pessoa (que tinha alguns pseudónimos) fez até uma lista detalhada, e muito conhecedora das condições impostas a uma casa de turismo, das falhas da quinta do Sorilhal, o que me fez questionar se estes comentários não seriam "estratégias" da concorrência para deitar a baixo as boas revisões que a casa tem na internet. Infelizmente, não é uma prática muito rara no que diz respeito a concorrência, seja em que área for.
No entanto, a minha convicção é que a Quinta do Sorilhal não vai perder clientes, porque quem vai lá uma vez, com certeza vai querer voltar. Podem contar com a minha fidelização.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário