sexta-feira, 20 de março de 2015

Música do Dia - Black Sabbath/Planet Caravan

Uma rubrica que, para além de me obrigar a uma publicação diária, reflecte algo que já é normal no meu dia a dia. Ou porque é a música que me está na cabeça quando acordo, ou porque é a primeira música que realmente me faz acordar quando já estou a trabalhar, ou aquela cuja letra vou a reflectir no caminho para o trabalho, ou simplesmente a que me fez, por vezes com uma simples nota, levantar os pelinhos dos braços, uma reacção física à emoção que me fascina e cuja explicação lógica ignoro.


Não sou um grande fã de metal... Eu cá é mais bolos (como quem diz rock), blues e outros géneros mais harmónicos, mas há que conhecer e reconhecer os grandes, não sendo possível passar ao lado dos Black Sabbath. Honestamente, pouco ouvi para além deste álbum, mas parece-me que se é só para ouvir um é este mesmo que é para ouvir: é uma das maiores influências para todo o heavy metal que foi feito desde então, com base em riffs simples de blues, mas com o simples e poderoso jogo de luzes entre distorção e melancolia do nosso amigo Ozzy 'arranca-cabeças-de-morcego-à-dentada' Osbourne. O álbum é quase uma obra conceptual que nos leva por cenários de guerra, holocausto, droga, febre e fenómenos sobrenaturais num ambiente que é mais escuro que o cu de um buraco negro.

Apesar disso há um pequeno vislumbre de luz neste momento de alívio (apesar da letra) que é o tema Planet Caravan, uma viagem sensorial pelo espaço que foi também a ponta da corda que me fez amarinhar pelo álbum acima.